12 maio 2009

Convívio entre as freguesias de S. Simão e S. Matias



Realizou-se no dia 1 de Maio de 2009, o nono convívio entre as freguesias de São Simão e São Matias, tendo sempre como principal objectivo recordar os casamentos que se realizaram entre vários elementos destas freguesias, nos anos cinquenta do século passado, no qual o futebol foi o principal responsável por estes enlaces. A organização esteve a cargo da Direcção do Centro Cultural e Recreativo “Amigos do Pé da Serra”, com a colaboração da Junta de Freguesia de São Simão.
Nessa época, trocaram-se ainda entre as populações do Monte Claro e do Pé da Serra algumas representações teatrais, bem ao sabor da época e do agrado de ambas as partes.
O jogo de futebol serve unicamente de pretexto, para anteceder um bom e tradicional almoço, na sede dos "Amigos do Pé da Serra".
Perante uma assistência entusiasmada e fervorosa, desta vez a vitória pertenceu aos "Leões da Serra" por 4-1, tendo mais uma vez, o melhor golo sido apontado pelo ponta de lança João Martinho, da equipa vistante, vindo posteriormente a revelar também os seus dotes como acordeonista em "play back", numa arruada, pelas artérias do Pé da Serra, onde as "saias" tradicionais fizeram com que as mulheres viessem à porta da rua com um sorriso nos lábios, recordar tempos que já lá vão. Um recado para alguns elementos de ambas as freguesias: Qualquer dia, temos de cantar a cantiga “Como a rola ninguém canta”. Talvez para o ano...Está bem?
José Hilário